top of page
Image by Marjan Blan

                    Linhas de Pesquisa

Neurociências

As neurociências são um campo multidisciplinar que se concentra no estudo do sistema nervoso e na sua relação com o comportamento e a cognição.

 Se concentra no estudo do cérebro e da forma como o sistema nervoso se desenvolve e amadurece desde os primeiros anos de vida.

Este campo examina também como fatores genéticos e ambientais influenciam o desenvolvimento cerebral, bem como seu impacto na aprendizagem, no comportamento e na saúde mental.

Psicanálise Winnicotiana

O Desenvolvimento Infantil  é parte fundamental do da formação do humano, desde os primeirod =s dias de vida, através  do vínculo mãe -bebê e das influências do meio em que a criança vive.

Partindo da concepção winnicottiana de que a natureza do distúrbio psíquico está relacionada com o ponto de origem do mesmo, ou seja, na linha do amadurecimento,  este se torna visa o horizonte teórico para o diagnóstico clínico e orienta a tarefa clínica,

Na perspectiva winnicottiana o que determina o trabalho a ser feito - e a maneira como deve ser conduzido um determinado tratamento - é a necessidade do paciente, e esta varia enormemente conforme a natureza do distúrbio que este apresenta.

Fenomenologia

O método fenomenológico se define como uma volta as coisas mesmas, isto é, aos fenomenos, aquilo que aparece a consciência, que se dá como objecto intencional.

Seu objetivo é chegar à intuição das essências, isto é, ao conteúdo inteligível e ideal dos fenomenos, captado de forma imediata.

Na prática da fenomenologia se efectua o processo de redução fenomenológica o qual permite atingir a essência do fenomeno.

As pesquisas realizadas no Pratyahara tem a fenomenologia como método científico.

Mindfullness

Mindfulness, ou atenção plena, é uma prática meditativa de se perceber o momento presente da maneira mais consciente possível.

Melhora a regulação emocional, o nível de estress, o cortisol, foco, a imunidade e diversos outros quadros clinicos. 

Vem sendo pesquisado por diferentes universidades ao redor do mundo, como a  John Hopkins, que através de um estudo por meio de  uma meta-análise,  

encontrou evidências moderadas de redução de ansiedade, depressão e dor.

bottom of page